quarta-feira, 9 de março de 2016

Trump amplia vantagem nas prévias; Sanders surpreende em Michigan

Bilionário vence no Mississippi, Michigan e Havaí; Ted Cruz leva Idaho.
Entre democratas, senador por Vermont contraria pesquisas e bate Hillary.

Do G1, em São Paulo




























O pré-candidato republicano Donald Trump consolidou nesta terça-feira (8) sua liderança na corrida pela nomeação do partido para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro, vencendo nos estados de Michigan, Mississipi e Havaí. Ted Cruz venceu em Idaho.
Entre os democratas, Bernie Sanders supreendeu e venceu em Michigan, a disputa mais importante do partido nesta terça. A vitória do senador por Vermont contraria pesquisas de opinião, que apontavam vitória de Hillary Clinton. Mas a ex-secretária de Estado ganhou no Mississipi com mais de 80% dos votos.
Quatro estados realizaram prévias das eleições norte-americanas. Além de Michigan e Mississippi, que tiveram primárias tanto de republicanos quanto de democratas, em Idaho e no Havaí votaram apenas republicanos (as prévias democratas nos dois estados serão em 22 e 26 de março, respectivamente).

VEJA QUEM VENCEU NAS PRÉVIAS DESTA TERÇA (8):
Partido Republicano
Michigan - Donald Trump
Mississipi - Donald Trump
Idaho - Ted Cruz
Havaí - Donald Trump
Partido Democrata
Michigan - Bernie Sanders
Mississipi - Hillary Clinton
Com as vitórias desta noite, o bilionário Trump acumula 15 vitórias em 22 prévias, e se afasta ainda mais de Ted Cruz, senador pelo Texas - que até então estava atrás do magnata por apenas 84 delegados.

Para um republicano, é preciso conquistar 1.237 dos 2.472 delegados disponíveis no partido.
Até as prévias desta terça, Donald Trump tinha 384 delegados; Ted Cruz, 300; e Marco Rubio, 151. Agora, Trump tem 446 delegados e Cruz, 347. Rubio atingiu 151 e Kasich, 54.




























A vitória de Clinton já era prevista no Mississippi devido à presença de uma importante comunidade negra. Nas primárias realizadas nos estados do sul, Clinton arrebatou cerca de 70% dos votos dos negros.
Apoiada pela máquina democrata, a ex-secretária de Estado parece caminhar tranquila para a vitória sobre o senador Bernie Sanders, apesar da derrota de hoje em Michigan. Ela já tem quase metade do número de delegados necessários para ser a indicada pelo partido.
Até esta terça, Clinton contava com 1.134 delegados e Bernie Sanders com 499, incluindo os superdelegados. Para ser apontado candidato, um democrata precisa ter os votos de 2.382 dos 4.763 delegados disponíveis.
Prévias
Na mira dos republicanos e democratas estão agora as prévias da próxima terça-feira, quando seis estados irão às urnas - inclusive Flórida, Illinois, Missouri e Carolina do Norte, que têm grande número de delegados.
Até o dia 14 de junho, eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.
O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.
Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.
Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.
As eleições norte-americanas serão realizadas em 8 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário